Psicóloga com Especialidade na área de Clínica e Saúde e em Psicologia da Educação. Foi-lhe também reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses a
Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais.

Com experiência enquanto psicóloga no contexto escolar onde realizou Orientação Vocacional, vem a adquirir mais anos de experiência na área da reabilitação. Assume a função de Diretora Técnica, Gestora da Qualidade, membro do grupo de direção e Psicóloga na Casa de Santa Isabel – Instituto de Pedagogia Curativa e Socioterapia, em São Romão. É também Psicóloga e Diretora Técnica da Luxius Psicologia – Saúde e Desenvolvimento Lda., bem como do recente Atelier de Estimulação Terapêutico, projeto sediado em Seia.

Elemento da comissão restrita e alargada da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Seia, durante onze anos. Terapeuta EMDR e Brainspotting (técnicas de intervenção psicoterapêuticas).

Terapeuta Certificada no Método Guillourd. Formação em Educação Parental e Mediação Familiar. Recente especialização avançada em Neuropsicologia de
Intervenção. Encontra-se a frequentar a especialização avançada em Terapias de Terceira Geração.

Considera que ser Psicóloga é um privilégio, uma vez que tem a possibilidade de crescer e aprender constantemente na relação empática com o outro. Tem como missão ajudar a colorir muitas histórias de vida.

Uma sugestão/dica para o autocuidado:
por Susana Amaral

Proponha-se a todos os dias procurar estabelecer uma ligação afetuosa, compassiva e amiga consigo mesma (descobre e aprende sobre mindfulness).

“É dar oportunidade a que me conheça e que explore as minhas potencialidades, que as aceite, bem como as fragilidades. Não uma aceitação passiva, mas uma aceitação que é capaz de refletir sobre uma panóplia de respostas, de opções e de soluções. É desenvolver a bondade criando laços de empatia, sem receios, sem julgamentos, sem repressão. É manter o foco, é desenvolver a atenção plena no aqui e agora. É sentir, experienciar e apreciar as mais ínfimas partículas da vida.”