A motivação consiste na energia que orienta o comportamento das pessoas para a ação, colocando em prática as suas capacidades, numa determinada tarefa. O que significa que sem motivação não é possível realizar qualquer tipo de ação, sendo ela positiva ou negativa!!

A motivação escolar permite aos alunos adotar comportamentos que promovam a realização de tarefas durante mais tempo… quando estão motivados esforçam-se mais e concentram o seu esforço e atenção nas tarefas propostas! Um aluno motivado envolve-se e empenha-se mais!

Deste modo, é importante compreender os instrumentos motivacionais e, consequentemente, implementar estratégias pedagógicas que potenciem a motivação académica dos alunos.

Assim, alunos motivados tomam a iniciativa, procuram novos conhecimentos enfrentam desafios, utilizam estratégias de resolução de problemas mais eficazes, manifestam entusiasmo, curiosidade e interesse, sentem-se mais auto-eficazes, utilizam mais estratégias cognitivas, e em consequência disso, são alunos que aprendem mais, de forma mais profunda, fazendo um percurso mais longo.

Por outro lado, os alunos desmotivados, são passivos, não se esforçam, evitam desafios, desistem facilmente, usam repetidamente as mesmas estratégias ineficazes, mostram-se aborrecidos, ansiosos ou irritados, e por isso não aproveitam as oportunidades de aprendizagem.

Desta forma, a motivação escolar é um fator absolutamente crucial, promotor da aprendizagem do rendimento escolar e do sucesso educativo em geral.

 

Fátima Rebelo – Educadora Social e Elemento do Projeto do Atelier de Estimulação Terapêutica

A motivação consiste na energia que orienta o comportamento das pessoas para a ação, colocando em prática as suas capacidades, numa determinada tarefa. O que significa que sem motivação não é possível realizar qualquer tipo de ação, sendo ela positiva ou negativa!!

A motivação escolar permite aos alunos adotar comportamentos que promovam a realização de tarefas durante mais tempo… quando estão motivados esforçam-se mais e concentram o seu esforço e atenção nas tarefas propostas! Um aluno motivado envolve-se e empenha-se mais!

Deste modo, é importante compreender os instrumentos motivacionais e, consequentemente, implementar estratégias pedagógicas que potenciem a motivação académica dos alunos.

Assim, alunos motivados tomam a iniciativa, procuram novos conhecimentos enfrentam desafios, utilizam estratégias de resolução de problemas mais eficazes, manifestam entusiasmo, curiosidade e interesse, sentem-se mais auto-eficazes, utilizam mais estratégias cognitivas, e em consequência disso, são alunos que aprendem mais, de forma mais profunda, fazendo um percurso mais longo.

Por outro lado, os alunos desmotivados, são passivos, não se esforçam, evitam desafios, desistem facilmente, usam repetidamente as mesmas estratégias ineficazes, mostram-se aborrecidos, ansiosos ou irritados, e por isso não aproveitam as oportunidades de aprendizagem.

Desta forma, a motivação escolar é um fator absolutamente crucial, promotor da aprendizagem do rendimento escolar e do sucesso educativo em geral.

 

Fátima Rebelo – Educadora Social e Elemento do Projeto do Atelier de Estimulação Terapêutica

Leave A Comment