A infância é um período de grandes aprendizagens, do desenvolvimento e da aquisição de competências. Ao mesmo tempo, é também uma fase sensível, uma vez que a criança está a aprender a relacionar-se consigo própria e com o mundo que a rodeia. Muitos problemas do desenvolvimento surgem nesta fase. e podem comprometer o desenvolvimento da vida adulta. A consulta de psicologia é fundamental.
Por vezes, a criança manifesta dificuldade em transmitir o que sente e o que pensa. Sendo necessária uma atenção redobrada para a identificação de sinais de alerta e compreensão da informação.
O contexto familiar é fundamental para a gestão das emoções da criança. É aqui que surgem alguns “conflitos”, em que as crianças são colocadas “à prova” e onde, frequentemente, os pais sinalizam comportamentos e atitudes que consideram pouco ajustados.
A Consulta de Psicologia pode ser fundamental para que muitos problemas e situações que surjam nesta fase comprometam o desenvolvimento da vida adulta.
Aos pais, aconselhamos que adotem uma atitude firme, confiante e segura, transmitindo todas estas características às crianças, pois assim estarão a contribuir para a aquisição das competências necessárias para a felicidade e bem-estar constante.