A organização e estruturação destes espaços é facilitadora para a aprendizagem das crianças. Na educação, o espaço é um local onde se constroem relações que permitem a criação de oportunidades pedagógicas, levando a aprendizagens por parte dos alunos.
Existem vários espaços para além da sala de aula onde podem ocorrer estas aprendizagens.
Os espaços educativos são locais onde se desenvolvem ações que visam o desenvolvimento pleno do aluno e formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Um espaço com organização e estruturação promove o envolvimento ativo na aprendizagem, impulsiona a iniciativa e potencia a integração dos adultos na aprendizagem por forma a auxiliar a criança.
Assim, enquanto adulto, deve ter em atenção e valorizar as diferenças de cada criança no momento da organização e estruturação escolar.
Desta forma é importante que o adulto assuma um papel de mediador, de modo a que este o ajude a encontrar o método de estudo mais adequado, facilitando todo o processo de ensino.
Porém, a organização e estruturação dos espaços para as aprendizagens é fulcral para um bom desempenho do aluno!
Para uma aprendizagem mais produtiva, poderá:
- Criar um compromisso com o seu filho, explicando-lhe a importância do estudo para o seu futuro, para que não o vejam como uma obrigação;
- Escolher um local silencioso;
- Manter os materiais essenciais próximos;
- Optar por um ambiente iluminado e arejado;
- Escolher uma cadeira confortável;
- Manter o local organizado;
- Decorar o espaço de estudo de forma agradável;
- Retirar estímulos que o possam distrair.
Fátima Rebelo – Educadora Social e Elemento do Projeto do Atelier de Estimulação Terapêutica