Ser um bom aluno ajuda a aumentar a autoconfiança e de, alguma forma, a prevenir comportamentos indesejáveis. Podemos definir algumas estratégias para tornar o estudo um momento mais apelativo.
Para melhorar o desempenho no estudo de crianças e jovens, sugerimos as seguintes estratégias:
- Utilizar elogios sinceros e imediatos, relacionados com a atividade realizada ou com a sua postura (e.g. estar sentado corretamente à mesa de estudo). Todos precisamos de motivação e palavras de apoio face ao esforço empregue nas tarefas!
- Preparar um espaço arejado com luminosidade e limpo, sem distrações nem barulho;
- Durante o estudo, pedir à criança/jovem para dizer o que compreendeu do mesmo e tentar relacionar com experiências do dia-a-dia, de uma forma divertida e criativa!
- Demonstrar interesse pelo que aprende na escola, fazendo perguntas sobre como foi o dia, o que aprendeu de novo e do que mais gostou. Assim demonstra o quanto valoriza os seus estudos e se interessa pela sua vida. A sua opinião tem uma enorme importância, o seu incentivo pode ser um grande motivador!
- Criar uma agenda semanal com horário para o estudo, a fim de implementar um método. É importante saber que, em determinada, hora terá que estudar, mas que depois poderá fazer outra atividade de acordo;
- Não premiar com presentes, mas com incentivos pelo esforço feito. Faça-o entender que estudar é da sua responsabilidade;
- Estimular com palavras positivas: “Eu sei de que és capaz!”, “Faz o teu melhor”, “Os pais gostam muito de ti!”;
Estas estratégias para tornar o estudo um momento mais apelativo geram reações prazerosas, que possibilitam a motivação e a concentração para o estudo, e fazem crer que estudar é possível e que se pode ser bem-sucedido neste papel!
Fátima Rebelo – Educadora Social & Técnica no AET