Conversas de pré-adolescentes
Segundo a OMS (2015), “a sexualidade é um aspeto central do ser humano ao longo da vida; ela engloba sensualidade, identidades e papéis de género, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. Ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”.
Para explicar de forma eficaz é necessário perceber o desenvolvimento da criança. A mesma começa por criar ligações relacionais através da necessidade de ser alimentado pela figura maternal. O facto de existir posteriormente outras figuras ativas (pai, irmã/o) na sua vida, permite à criança entender que não é a peça central da sua realidade. Isto desperta-lhe o interesse em conhecer e relacionar-se com outras pessoas.
Com o crescimento surgem as primeiras questões como a origem dos bebés e a reprodução humana. É necessário, que as figuras parentais não temam estas questões. Por isso, não existem respostas corretas, mas sim diferentes formas de educar os seus filhos.
Contudo, existem algumas formas de ajudar e orientar os pais neste processo. Desde especialistas, fontes de aprendizagem (filmes, livros fidedignos) e por vezes até questionar pessoas com crianças que já tenham passado por essas fases.
Existe também o lado reverso da moeda. Quando bem gerido, pode ter um papel fundamental na orientação da criança para a compreensão da sexualidade de forma saudável. O foco deve-se prender em transmitir informação credível que sirva de base e suporte para o estabelecimento de relações de amizade e amorosas positivas, respeitando a sua própria privacidade e a dos outros, desconstruindo os estereótipos errados e perigosos existentes na sociedade.
O Projeto “Conversas de Pré-adolescentes”
Com a chegada da pré-adolescência e adolescência começam a ser colocadas em prática todas estas aprendizagens e para facilitar este processo foi criado o Programa “Conversas de Pré-Adolescentes”.
Assim, a nossa equipa multidisciplinar pretende, junto dos jovens, abordar, explicar e tirar dúvidas relativamente a temas que estão presentes no seu dia a dia. O esclarecimento destas questões é fundamental nesta transição da infância para a adolescência.
Neste programa serão abordadas temáticas como:
- as modificações fisiológicas e biológicas do corpo;
- os papéis de género, a identificação das várias profissões que ambos os géneros podem exercer;
- identificação do conceito de família e a sua importância no seio familiar;
- prevenção das aproximações abusivas e proteção do corpo, reconhecimento das pessoas que podem ajudar, os tipos de orientação sexual e a compreensão da reprodução humana.
Filipa Canoso – Psicóloga Júnior – Membro Estagiário OPP