Psicologia

Prontidão escolar

A transição para o 1º ciclo é uma mudança inerente à vida de todas as crianças e das suas famílias. Em todas as mudanças surgem oportunidades de aprendizagem e evolução, dado que constituem um processo que coloca desafios e dificuldades. Essa transição constitui um momento muito importante na vida da criança, sendo algo que a própria antecipa com algum entusiasmo e ansiedade, assim como os pais. A prontidão escolar, tem o objetivo de dar o máximo de informações aos pais e educadores sobre o desenvolvimento da criança e fornecer orientações para uma boa adaptação ao 1º ciclo.

Esta ansiedade parental traduz-se num conjunto de questões que estes realizam quer a si quer à Educadora:
– Será que se vai adaptar à rotina da sala de aula?
– Será que vai gostar dos colegas?
– Será que vai aprender bem?
– Será que está preparado?

O processo de avaliação na prontidão escolar

A avaliação deve ser realizada o mais cedo possível, de modo a que seja possível à Educadora ter mais tempo para desenvolver atividades adaptadas às dificuldades das crianças.

A avaliação da prontidão escolar é realizada em três a quatro sessões presenciais, com uma entrevista inicial aos pais, e é composta por 3 vertentes centrais:
– Avaliação cognitiva;
– Avaliação das competências pré-académicas;
– Avaliação comportamental e emocional;

Os resultados obtidos desta avaliação permitirão compreender as capacidades das crianças, assim como fornecer aos pais estratégias para potenciar e desenvolver competências específicas para uma transição bem-sucedida.

Patrícia Marques – Psicóloga