A Psicomotricidade constitui uma abordagem multidisciplinar do corpo e da motricidade do ser humano. Deste modo, atua em 3 vertentes: educativa, reeducativa ou terapêutica/reabilitativa.
No âmbito reabilitativo é possível atuar ao nível da deficiência intelectual e/ou motora assim como no processo de recuperação de demências, doenças neurodegenerativas, situações de AVC (entre outros). Estas últimas decorrem, maioritariamente, na terceira idade sendo fundamental existir um acompanhamento terapêutico rigoroso para que seja possível recuperar e/ou manter competências e habilidades, que vão sendo perdidas durante o processo natural de envelhecimento, e que são agravadas na presença de patologias.
Sendo o psicomotricista um terapeuta que atua no processo psicológico e principalmente motor, torna-se fulcral a sua presença numa equipa multidisciplinar, considerando que as áreas mais afetadas nesta faixa etária são a marcha, postura, equilíbrio, organização espaciotemporal, coordenação motora, motricidade fina, tempo de reação e memória. A qualidade do trabalho realizado nestes domínios irá determinar a qualidade de vida do idoso e a sua independência, assumindo um caráter crucial na retardação dos declínios cognitivos, sensoriais e motores associados ao processo de envelhecimento.
Bárbara Santos – Psicomotricista