Psicologia e psiquiatria são áreas facilmente confundíveis onde se questiona frequentemente sobre as suas diferenças e semelhanças. Comecemos então pelas diferenças entre estes dois campos de intervenção. A psicologia olha para os problemas psicológicos do indivíduo através de uma perspetiva emocional, comportamental e social, tenta compreender as causas e providencia estratégias para aprender a lidar com eles. A psiquiatria age segundo o modelo médico e estuda, diagnostica e trata perturbações mentais, comportamentais ou emocionais através da prescrição de medicamentos adequados.
No que diz respeito às semelhanças entre estas profissões, podemos sublinhar que ambas promovem a saúde mental e tanto o psicólogo como o psiquiatra conversam com os pacientes sobre os seus problemas. O trabalho em equipa entre estes dois profissionais tem sido altamente recomendado, garantindo bons resultados ao nível da saúde mental dos pacientes. O psiquiatra será responsável por diagnosticar e prescrever os medicamentos para aliviar os sintomas do paciente, enquanto o psicólogo trabalhará para que se compreendam os problemas e, consequentemente, resolvê-los. O acompanhamento continuará até que o paciente consiga ter uma vida saudável e equilibrada sem a necessidade do uso de psicofármacos.
Podemos entender que o trabalho de um destes profissionais não exclui o do outro e que os resultados são melhores quando trabalham em equipa. Se for pedir ajuda, recorde-se que as respostas que precisa podem não estar apenas num lugar, mas sim em dois.
Psicóloga Júnior-Sílvia Azevedo