Acupuntura, Psicologia

Acupuntura: um complemento eficaz no tratamento da depressão

A depressão é uma condição mental debilitante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e Portugal não é exceção. Diversos estudos têm demonstrado que a acupuntura pode ser um complemento eficaz no tratamento desta patologia.
A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza agulhas muito finas, inseridas em pontos específicos do corpo. Estes pontos estão localizados ao longo dos meridianos de acupuntura, canais por onde circula a energia vital do nosso organismo, conhecida como Qi.


A acupuntura não deve substituir a terapia psicológica nem os medicamentos prescritos (nos casos em que estes sejam necessários), no entanto pode ser um valioso complemento no tratamento da depressão.


A estimulação dos pontos de acupuntura promove a libertação de endorfinas e de outros neurotransmissores que influenciam positivamente o sistema nervoso, o que resulta numa melhoria do humor, redução da ansiedade e alívio dos sintomas depressivos.
Segundo os dados do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal é um dos países europeus com maior consumo de ansiolíticos e antidepressivos.


Também por este motivo, a acupuntura é um complemento eficaz, uma vez que pode reduzir os efeitos colaterais associados aos medicamentos antidepressivos, como náuseas, sonolência ou outros desconfortos.
Além disso, a Medicina Tradicional Chinesa aborda a depressão de maneira holística. O que significa que trata a pessoa na sua globalidade, tendo em conta os aspetos físicos, emocionais e ambientais, promovendo o equilíbrio e bem-estar geral. Cada caso é único e um/a acupuntor/a experiente elaborará um plano de tratamento personalizado que atenda às necessidades individuais de cada paciente.


Importa ainda referir que em Portugal, o ensino e a prática da acupuntura é regulamentado. Assim, para garantir um tratamento seguro e eficaz é essencial procurar um/a profissional qualificado/a em acupuntura e com respetiva cédula profissional.


Joana Melo Especialista em Medicina Tradicional Chinesa CP: 0061061