Desenvolvimento Pessoal, Educação, Leitura, Psicologia

A Leitura: como incentivar o hábito de ler nas crianças/jovens

O estímulo do hábito de leitura nas crianças/jovens possibilita inúmeras oportunidades para estes desde cedo. Trabalhar o desenvolvimento da capacidade de ler dos alunos, já nos primeiros anos da escola, é fundamental para o futuro processo de ensino e aprendizagem.

Aprender a ler e a escrever faz parte do nosso desenvolvimento como pessoa. Conseguindo ampliar o vocabuláriomelhorar a interpretação de textos e aprimorar relações sociais e a criatividade.

Já para as crianças em seus primeiros anos de formação, além de trabalharem em todos estes aspetos, descobrem novos universos através da literatura infantil.

Desta forma, o papel dos Professores/Pais torna-se ainda mais importante, porém mais desafiador também. Incentivar um hábito como o da leitura não é uma tarefa fácil, mas é essencial para a formação das crianças/jovens.

Assim, deixamos algumas dicas para estimular a leitura nas crianças/jovens:

  • Referir de que a leitura não é uma obrigação, mas sim algo motivador e entusiasmante;
  • Ter variedade de livros disponíveis e de fácil acesso;
  • Ajudar a criar um espaço para leitura;
  • Fazer leituras em grupo e em família;
  • Visitar feiras do livro e bibliotecas;
  • Estipular uma noite por semana em que a estrela é o livro, pais e filhos desligam a televisão e dão descanso ao computador e simplesmente partilham a leitura de um livro.

Por fim, fica mais fácil trazer a cultura da leitura às crianças/jovens!

O estímulo do hábito de leitura nas crianças/jovens

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.  Assim, os benefícios se estendem para o fortalecimento de vínculos afetivos, quando o momento é compartilhado, e para as habilidades socio emocionais, uma vez que, por meio da leitura, as crianças começam a entender seus sentimentos e a tentar lidar com eles.

Mais informações através dos contactos:

238088706/968568686

psicologia@luxiuspsicologia.pt

www.luxiuspsicologia.pt/

Related Posts