Desenvolvimento Pessoal, Educação, Exercício Físico, Psicologia

Exercício Físico e Saúde Mental

O exercício físico é um aliado para o equilíbrio entre o corpo e a mente. Os benefícios do mesmo para a saúde mental são vastos, tendo assim um impacto profundo no bem-estar.
A prática de exercício físico e a saúde mental estão intimamente ligados na prevenção e controlo de algumas patologias mentais, influenciado também no bem-estar geral.


Em outras palavras esta prática desempenha um papel fundamental no aumento de neurotransmissores que proporcionam sensações de prazer e bem-estar.
Para além do aumento dos neurotransmissores, também contribui para um maior aporte ao nível de sangue, oxigénio e nutrientes, ajudando assim a uma maior funcionalidade e proteção ao nível cerebral.

Existem evidências de que a prática de exercício regular promove a redução de ansiedade, depressão, níveis de stress, bem como, melhoria do humor e autoestima, promovendo também a regulação emocional.
Portanto, para obter benefícios desta prática na saúde mental é importante escolher uma atividade que seja prazerosa e adequada às condições físicas de cada pessoa.


Uma simples caminhada, aulas de natação, ioga, dança entre outras opções são ideais para iniciar a atividade neste mundo do desporto que consequentemente irá trazer resultados positivos para a mente.
Acima de tudo é importante entender que a prática de exercício físico não substitui o tratamento adequado de alguma perturbação como, por exemplo, depressão ou ansiedade.


É imprescindível procurar ajuda profissional na área da saúde, como psicólogos ou psiquiatras para que haja um diagnóstico preciso e plano terapêutico adequado a cada indivíduo.
Em síntese, se reconhecermos a importância que o desporto exerce na vida será mais fácil colher os benefícios do mesmo, de modo a impactar positivamente o bem-estar emocional e o dia-a-dia.
Agregar o exercício físico e o apoio profissional, quando necessário, são passos fundamentais para um caminho rumo a uma vida mais saudável e equilibrada.