Desenvolvimento Pessoal, Educação

As mudanças que surgem do pré-escolar para o 1º ciclo

As mudanças que envolvem o desenvolvimento da criança na transição do pré-escolar para o 1º ciclo.
Com o fim do ensino pré-escolar e entrada no primeiro ciclo são muitas as dúvidas que assombram os pais.


✓ Será que o meu filho está preparado para esta transição?
✓ O que é que ele precisa de saber para esta transição ser bem-sucedida?

A transição do pré-escolar para o primeiro ciclo do ensino básico requer um planeamento e uma atenção particular, pois tem impacto nos diferentes contextos da vida da criança. O que é necessário para uma criança ter uma boa integração não se encerra nas aprendizagens académicas, implica um vasto leque de competências cognitivas, psicomotoras, emocionais, sociais e de autonomia, ou seja, se a criança é capaz de compreender, realizar e cumprir tarefas de forma autónoma e em grupo. Desta forma, é fundamental que a criança apresente maturidade cognitiva, social e emocional, sendo capaz de se autorregular emocionalmente. A Regulação Emocional diz respeito à capacidade da criança em compreender as suas emoções, bem como as dos seus pares, para poderem comunicar os seus sentimentos. Esta capacidade engloba três dimensões: emocional, cognitiva e comportamental, o que exige que as crianças se acalmem, refocalizem a sua atenção e o raciocínio para a resolução de problemas, e modifiquem a expressão, pensamentos e comportamentos de acordo com a experiência emocional e as regras culturais instituídas. Ao iniciar o 1º ciclo esta capacidade é determinante para que a criança consiga tolerar a frustração, ser resiliente, sentir curiosidade em apreender e perceber que existem momentos de brincadeira e momentos de aprendizagem. A criança deverá ter a capacidade de aguardar, de se integrar , trabalhar e brincar em grupo, tudo isto são aspetos de maturação social e emocional. Se tiver alguma dúvida, a equipa Luxius Psicologia estará disponível para o ajudar e orientar nesta fase de transição do seu filho (a).

As mudanças do pré-escolar para o 1º ciclo

Nesta fase de mudança é fundamental que a criança apresente maturidade cognitiva, social e emocional, sendo capaz de se autorregular emocionalmente. A Regulação Emocional diz respeito à capacidade da criança em compreender as suas emoções, bem como as dos seus pares, para poderem comunicar os seus sentimentos. Esta capacidade engloba três dimensões: emocional, cognitiva e comportamental, o que exige que as crianças se acalmem, refocalizem a sua atenção e o raciocínio para a resolução de problemas, e modifiquem a expressão, pensamentos e comportamentos de acordo com a experiência emocional e as regras culturais instituídas. Ao iniciar o 1º ciclo esta capacidade é determinante para que a criança consiga tolerar a frustração, ser resiliente, sentir curiosidade em apreender e perceber que existem momentos de brincadeira e momentos de aprendizagem. Por fim, a criança deverá ter a capacidade de aguardar, de se integrar, trabalhar e brincar em grupo, tudo isto são aspetos de maturação social e emocional.