Educação, Psicologia, Psicomotricidade, Psiquiatria, terapia ocupacional

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional (TO) é uma área da saúde que ajuda as pessoas a desenvolver capacidades e competências para realizar as atividades do dia-a-dia de forma independente. Na intervenção com crianças com Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA), os terapeutas ocupacionais (TO´s) desempenham um papel importante no apoio ao desenvolvimento de estratégias, e na promoção de capacidades que possam ajudar a gerir os sintomas e melhorar o desenvolvimento global da criança.

Desta forma, as principais áreas de intervenção da TO para crianças com PHDA são:

1-Organização e Gestão do Tempo: Os TO´s podem ajudar as crianças a adquirir capacidades de organização e planeamento, como criar rotinas diárias, estabelecer metas, priorizar tarefas e gerir o tempo de forma eficiente;

2-Autogestão e Regulação Emocional: As crianças com PHDA frequentemente têm dificuldades em regular suas emoções e comportamentos impulsivos. Os TO’s podem ensinar estratégias de autorregulação, como técnicas de respiração, relaxamento e identificação de emoções, para ajudar a criança a lidar com situações de stress e controlar os seus impulsos;

3-Desenvolvimento de Capacidades em situações Sociais: Crianças com PHDA podem ter desafios nas interações sociais. Os TO’s podem trabalhar com elas para desenvolver capacidades de comunicação, empatia, resolução de problemas e colaboração, auxiliando na construção de relacionamentos saudáveis com seus pares;

4-Desenvolvimento das Capacidades Motoras: Os TO’s podem realizar intervenções para melhorar as capacidades motoras, globais e finas, como coordenação motora, equilíbrio, destreza manual e controlo postural. Isso pode ajudar a aumentar a capacidade da criança participar em atividades físicas, desportivas e tarefas diárias;

5- Adaptação do Ambiente: Os TO’s podem trabalhar com a família e a escola para adaptar o ambiente físico e criar estratégias que facilitem o envolvimento da criança nas atividades. Isso pode envolver a criação de rotinas estruturadas, organização do espaço de trabalho e uso de recursos visuais para ajudar na atenção e no foco da criança.