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Consumo excessivo de brinquedos nas crianças – Dicas para minimizar este consumo

A época Natalícia é uma altura do ano em que se potencializa em qualquer contexto o consumismo. Ao longo do nosso dia, sobretudo através dos media, somos bombardeados com estímulos e manipulações que promovem a tentação de comprar. As crianças são mais suscetíveis a ceder ao instinto da compra, contudo as figuras parentais têm um importante papel no que respeita ao saber gerir este impulso. A investigação diz-nos que os pais são os modelos que os filhos acabam por seguir, assim sendo, quando as figuras parentais exercem este consumismo torna-se mais fácil que este também se estenda às crianças. O envolvimento das crianças nas plataformas virtuais/redes sociais também tem impacto na pressão social referente à compra de brinquedos, roupas e outros itens que são divulgados virtualmente. Consequentemente, são potencializadas dificuldades na gestão da frustração por parte das crianças. Por fim, importa refletir que o facto da criança ter tudo o que quer no tempo que deseja facilita crenças disfuncionais acerca da realidade bem como promove um comportamento disruptivo perante a primeira contrariedade.

De uma forma sintética, algumas sugestões que promovem a minimização deste consumo na época natalícia passam por:

i) reduzir a exposição das crianças aos ecrãs (telemóvel, tablet, computador, televisão);
ii) propôr atividades ao ar livre;
iii) implementar atividade do amigo secreto com presentes de fabrico próprio;
iv) sensibilizar a criança acerca do impacto do consumismo.


Adriana Cruz- Psicóloga Clínica

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