A educação inclusiva é um tema relevante, o objetivo principal da educação
inclusiva é estabelecer a igualdade de possibilidades e oportunidades no âmbito da
educação, tornando um direito de todos estudantes (crianças, adolescentes e adultos) o
de frequentar um ambiente educacional inclusivo.
A escola inclusiva acaba por ser uma forma de melhorar a educação para todos, gerando
resultados positivos que impactam vários outros fatores da sociedade.
A educação inclusiva é um processo educacional definido em uma proposta
pedagógica, assegurando um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais,
organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns
casos, substituir os serviços educacionais comuns em todas as etapas e modalidades da
educação. Esta faz parte de uma estratégia mais vasta para a promoção do
desenvolvimento inclusivo, com o objetivo de criar um mundo onde exista paz,
tolerância, uso sustentável de recursos, justiça social, e onde as necessidades básicas e
direitos para todos/as se encontrem.
Para além desta integração também inclui crianças/jovens com deficiências,
dificuldades de aprendizagem, necessidades especiais ou outros desafios. O objetivo é
criar ambientes educacionais que se adaptem às necessidades de todos os alunos,
proporcionando suporte adicional quando necessário, promovendo a participação ativa e
facilitando a aprendizagem de maneira inclusiva.
Por fim, a construção de uma escola inclusiva, uma escola na qual todos os
alunos têm oportunidade de realizar aprendizagens significativas e na qual todos são
respeitados e valorizados, uma escola que corrige assimetrias e que desenvolve ao
máximo o potencial de cada aluno.